sexta-feira, junho 17, 2011

Guitar and Bass 1.0.4



Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o seu violão, guitarra ou baixo.

O Guitar and Bass é um software especialmente voltado para quem está aprendendo a tocar algum instrumento de corda, mais especialmente guitarra, baixo ou violão. Isso porque ele já vem com vários presets envolvendo esses instrumentos, além de um banco de sons bastante extenso, que facilita o entendimento.
Deve ser ressaltado que o programa não foi feito para aprender músicas, como o Guitar Pro ou o TuxGuitar, mas sim para o desenvolvimento de habilidades musicais, como aprendizado de técnicas, harmonia e teoria do instrumento.
Isso quer dizer que você vai encontrar no software bibliotecas de acordes, lições que ensinam como se localizar no braço, nomes de componentes do instrumento, além de vários testes que objetivam verificar se os conhecimentos foram apreendidos com eficiência.


Aprendendo os primeiros acordes:
O Guitar and Bass possui uma barra de navegação lateral, através da qual você acessa todas as funções principais do software. O primeiro item da lista, por exemplo, chama-se “Common Chords” (Acordes populares). Use-o para abrir a biblioteca de acordes do programa, como mostra a figura abaixo.


Por padrão, os acordes serão exibidos no braço de uma guitarra de seis cordas, mas você pode alterar isso clicando sobre o nome do instrumento. Além disso, clique na caixa que indica o nome do acorde para ter acesso à lista completa e selecione um deles para aprender como montá-lo. Você ainda pode visualizá-lo em outras regiões do braço, clicando sobre “Barre (C)”, “Barre (E)” etc.
Ainda na barra lateral, você encontra uma lista com todos os intervalos (por exemplo, terças, quintas e sétimas maiores e menores) no menu “Intervals”. Você também pode escolher qual é a nota de referência para todos os outros intervalos e assim, entender melhor as escalas.
Ainda há um gerador de acordes (“Chord Generator”), usado para produzir acordes a partir de informações separadas, um gerador de escalas (“Scale Generator”), com praticamente todas as escalas mais populares e um banco de tons (“Keys”), que ajuda a tocar qualquer música mais rapidamente.

Exercícios:
Clique em “Manager” para abrir a janela de exercícios e testes. Você vai encontrar quatro modalidades: teoria (“Theory”), braço do instrumento (“Fretboard”), treinamento de ouvido (“Ear training”) e altura absoluta (“Absolute pitch”), usado para aprender a memorizar a altura padrão das notas.
Cada uma dessas modalidades se divide em mais algumas que, ou aumentam a dificuldade, ou caracterizam um tipo diferente de exercício. Clique sobre o acorde desejado, regule as características, como notas a serem usadas, e clique em “Start” para começar. Todos eles possuem níveis de dificuldade para que você possua evoluir enquanto é testado.

Ferramentas:
O programa ainda traz algumas ferramentas adicionais, que podem ajudar bastante, como um metrônomo, usado para treinar sua sincronia com o tempo das músicas e um “Key Finder” (Localizador de tom). Nele, você digita os acordes usados em uma música e ele indica em quais tons ela pode estar.
Por fim, na aba ferramentas você encontra o que o programa chama de “Jam band”, uma espécie de compositor virtual. Ele possui vários samples de guitarra, baixo e bateria em diversos tons. Você pode combiná-los da maneira que quiser para criar bases sólidas para suas músicas.


Link para download:


##########

Nome do ficheiro: guitar-and-bass-setup | Tamanho: 4.05 MB

Boas aprendizagens com....#....MUSICANDO....b....

Sem comentários:

VOCAL RANGE CHART