quarta-feira, março 09, 2016

George Martin: “5.º elemento” dos Beatles morre aos 90 anos




Era apelidado de “5.º elemento” dos Beatles: Sir George Martin, o produtor dos “quatro fabulosos” de Liverpool faleceu aos 90 anos, informou o baterista Ringo Starr, no Twitter.

Sean Ono Lennon, filho do lendário John Lennon e Yoko Ono, expressou a sua tristeza na mesma rede social, tal como o primeiro-ministro britânico. David Cameron recorda o “gigante da música”, que produziu das canções “mais duradouras da música ‘pop’”:

Ao longo de cinco décadas, George Martin produziu mais de 700 discos, mas foi o trabalho com os Beatles que lhe trouxe fama mundial. Em 1962, dirigia a editora Parlophone, uma divisão da EMI, quando escutou uma “demo” dos Beatles e viu o potêncial de sucesso que estava a passar ao lado da concorrência. Foi o produtor de quase toda a discografia da banda.

Filho de um carpinteiro do norte de Londres, George Martin nasceu a 3 de janeiro de 1926. Estudou na reputada escola de música Guildhall e trabalhou no departamento de música clássica da BBC antes de chegar à Parlophone.

Em 1996, a rainha Isabel II concedeu-lhe o título de cavaleiro pelos serviços prestados à música e à cultura popular.

É ainda o maior produtor musical da história, segundo o Guinness, com mais de 50 músicas a chegarem a número 1 das tabelas de vendas nos Estados Unidos, em Inglaterra e um pouco por todos os quatro cantos do mundo.
 
Fonte: Euronews


R.I.P George Martin.
 
 

discoDSP OB-Xd v3.4.1 Free Version x64 x86 VST AU STANDALONE LiNUX WiN MAC [FREE]

  OB-Xd is a classic synthesizer with a timeless sound that continues to captivate musicians and producers alike. With its rich, full-bodied...