sexta-feira, maio 11, 2012

Morreu Bernardo Sassetti



O compositor e pianista português Bernardo Sasseti morreu aos 41 anos.

Bernardo Sassetti terá caído de uma falésia na zona de Cascais, onde se encontrava a tirar fotografias, e morrido, soube-se hoje.
O pianista e compositor nascido em Lisboa, a 24 de Junho de 1970, era bisneto do Presidente da República Sidónio Pais, que foi assassinado no início do século passado, e marido da atriz Beatriz Batarda, com quem tem duas filhas. 
Formado em piano clássico com o professor António Meneres Barbosa, em 1987 iniciou a carreira profissional no campo do jazz, com o Quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet. 
O seu disco "Nocturno", de 2002, foi distinguido com o Prémio Carlos Paredes.

Anos de 2010 e 2011 foram dos mais intensos da sua carreira

O lado mais mediático da sua atividade em 2010/11 foi a edição do disco com Carlos do Carmo (ed. Universal) e de "Motion" com o seu trio, na Clean Feed (a apresentação ao vivo incluiu a projeção de fotografias de sua autoria).
Mais discretas foram as colaborações nos álbuns "Palace Ghosts and Drunken Hymns", do Will Holshouser Trio, e "Madrugada", dos Peixe: Avião.
Compôs para teatro ("Azul Longe nas Colinas", de Dennis Potter, numa encenação da sua mulher, Beatriz Batarda), para dança ("Uma Coisa em Forma de Assim", da Companhia Nacional de Bailado), para bebés ("Os Embalos do Bernardo") e até para o Castelo de São Jorge ("Histórias do Castelo"). 
Acompanhou Beatriz Batarda ao piano em recitais onde esta narra contos de Sophia de Mello Breyner; participou em "Final de Rascunho", de Sérgio Godinho, que integra uma canção com música sua.
Sassetti tocou ainda com Camané 'My Funny Valentine' na Festa do Jazz 2010 e apresentou os 3 Pianos com Mário Laginha e Pedro Burmester no Festival Med.
Recebeu o Prémio Amália Rodrigues (categoria Música Popular) e o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (categoria Melhor Canção, para 'Retrato', com letra de Mário Cláudio, do álbum com Carlos do Carmo).
Fez ainda parte do júri da 8 1/2, a Festa do Cinema Italiano, em Lisboa.

R.I.P são os votos do....#....MUSICANDO....b....