segunda-feira, novembro 28, 2011

Portugal acorda com fado património da humanidade



A UNESCO aprovou a proposta de elevar o fado a património imaterial da Humanidade. A votação demorou dois dias, a conclusão acabou por ser favorável e a notícia chegou a Portugal por SMS.
Portugal e o Fado tiveram de esperar quase dois dias para saber se a emblemática música urbana portuguesa viria a ser considerada património imaterial da humanidade. Ontem, mediante votação, a candidatura portuguesa foi finalmente aceite.
A notícia do feito chegou ao nosso país via sms: O Fado já é património imaterial da humanidade, escreveu Sara Pereira, directora do Museu do Fado a partir de Bali, na Indonésia. A representante enviou a mensagem mal o resultado da candidatura foi anunciado, na sala onde o comité intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) esteve a votar as candidaturas a património cultural imaterial da humanidade.
A candidatura portuguesa foi aprovada por unanimidade em pouco mais de cinco minutos. Em declarações ao jornal Público, o presidente da comissão científica da candidatura e musicólogo - Rui Vieira Nery - disse que o resultado positivo "pôs fim a uma grande ansiedade", referindo-se à lentidão com que o processo de avaliação e votação decorreu em Bali.


A candidatura portuguesa foi a última a ser avaliada na sessão de Domingo, dia 27 de Novembro, depois de terem passado à votação mais de 30 propostas.
António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entidade que formalizou a candidatura junto da UNESCO terminou o breve discurso que fez no local aproximando o iPhone do microfone para que a sala ouvisse Amália cantar ‘Estranha forma de vida’. Mariza e Carlos do Carmo foram os embaixadores da candidatura portuguesa.
Recorde-se que o Fado era uma candidatura favorita, já que em Outubro a comissão de peritos da UNESCO a considerou “exemplar”.O processo começou a ser preparado há 6 anos e foi formalizado em Junho de 2010.


Candidatura do Fado a Património da Humanidade promovida junto do Corpo Diplomático.

Embaixadores e outro pessoal diplomático afecto às representações de várias dezenas de países compareceram em grande número a uma recepção ao Corpo Diplomático no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Esta recepção pretendeu, também, promover junto dos governos desses países a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade na lista da UNESCO.

Parabéns a todos os Portugueses e o muito obrigado a todos os que trabalharam nesta candidatura!

##########

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fracture Sounds releases Blueprint Wurli free electric piano library

  Vintage Keys The soulful sound of the Wurlitzer, reborn. Wurli brings the classic electric piano to life, combining its signature warmth a...