sexta-feira, novembro 09, 2012

Serato DJ 1.0


Recursos profissionais de mixagem num aplicativo intuitivo e gratuito. Conecte seu controlador e solte o som!

Quem leva a música como uma profissão sabe que é difícil encontrar programas de mixagem de qualidade e gratuitos. Entre os poucos disponíveis, o Serato Scratch Live ganha destaque por seus recursos simplificados e a interface intuitiva.
Agora, a desenvolvedora desse aplicativo lança uma novidade que visa ajudar os DJs que trabalham com aparelhagem profissional. O Serato DJ é um software gratuito que garante mixagens fantásticas com o uso do controlador Pioneer DDJ SX.
Apesar de exigir um dispositivo adicional, este programa também funciona de forma independente. Entretanto, é preciso salientar que muitas funções ficam limitadas. Sem o uso do controlado, apenas um deck pode ser utilizado, ou seja, não é possível realizar as misturas.
Com o Serato DJ, você poderá reproduzir músicas, inserir loops programados em tempo real, configurar marcações (cue points), executar as canções em ordem reversas, aplicar pitch bend up e down (mudança de velocidade e tonalidade) e muito mais.

Como baixar
Apesar de ser totalmente gratuito, o Serato DJ só pode ser baixado por pessoas que estejam cadastrados no site da desenvolvedora. Ao clicar no botão de download desta página, você será levado até a página do programa. Basta inserir seu email, configurar uma senha e, então, baixar o aplicativo através do link que será enviado no email informado.

Interface amigável
Muitos softwares de mixagem têm aspectos visuais muitos semelhantes. O Serato DJ não é tão diferente, principalmente para quem pode usar o aplicativo com um controlador profissional. Apesar de ser um pouco parecido, este programa tem algumas peculiaridades que o deixam muito diferente.
As listas de reprodução, por exemplo, podem exibir as capas dos álbuns e diversos detalhes de forma organizada. As fontes usadas são de tamanho apropriado, facilitando a visualização das faixas. Vale salientar que o Serato DJ traz diversos recursos para a alteração da interface, permitindo ativar e desativar uma série de elementos que podem auxiliar na hora da mixagem.


Um dos grandes diferenciais do programa é a presença de duas linhas do tempo. Na menor, você pode navegar rapidamente de um ponto a outro e, na completa, é possível conferir todas as nuances e aplicar os efeitos no momento exato.

Aprendendo os atalhos
Por se tratar de um software profissional, o Serato DJ é preparado para funcionar como se o teclado fosse um controlador verdadeiro. Muitos comandos estão disponíveis na tela, mas para evitar o uso do mouse, você pode usar os atalhos do programa.
A lista completa de atalhos pode ser visualizada na parte superior da tela, ao lado do botão “Setup”. Abaixo, você confere alguns dos principais recursos que podem ser ativados com o pressionar de uma única tecla:

W = reproduzir/pausar
Q = reproduzir em ordem reversa
Y = aumenta velocidade e tonalidade
T = diminui velocidade e tonalidade
1, 2, 3, 4 e 5 = alterna entre os cue points




Sem comentários:

MONSTR 2.0

  MONSTR provides up to six bands of stereo width control to correct mix issues or use for creative effect. Available for Windows, macOS, an...